Alerta de Saúde: 5 Sinais de que a Dor na Região Uterina Requer Atendimento Médico

A incômoda dor localizada no baixo ventre pode ser atribuída a diversas causas, desde questões mais simples, como problemas urinários e cólicas, até condições mais graves, incluindo tumores malignos. Diante dessa ampla gama de motivos, os médicos enfrentam desafios para diagnosticar a origem da dor.
Embora, na maioria das vezes, a dor esteja associada a causas temporárias, como infecções urinárias ou cólicas menstruais, há casos em que o sintoma indica condições mais sérias. Abaixo, destacam-se cinco doenças que podem estar por trás das dores na região pélvica.
1. Doença Inflamatória Pélvica (DIP):
– Iniciando na região íntima ou colo do útero, essa infecção, transmitida principalmente por contato íntimo, pode estar associada à endometriose, afetando mulheres mais jovens e aquelas que utilizam DIU.
2. Endometriose:
– Uma condição séria, a endometriose pode causar cólicas intensas, dores pélvicas, fadiga extrema, fluxo menstrual intenso fora do período normal, dificuldade de engravidar e alterações urinárias e intestinais.
3. Adenomiose:
– Similar à endometriose, a adenomiose é caracterizada por pedaços de tecido produzindo sangue dentro do músculo, resultando em cólicas intensas, inchaço, dor durante a relação íntima e prisão de ventre.
4. Miomas:
– Tumores benignos com causa ainda desconhecida, os miomas podem causar dor pélvica, fluxo menstrual intenso, sangramento fora do período, hemorragias e problemas urinários, sendo tratados com hormônios ou, em casos graves, com a remoção do útero.
5. Câncer de Útero:
– Diferente do câncer de colo de útero, este ocorre no endométrio e não é detectado pelo exame Papanicolau. Sintomas incluem sangramento após a menopausa, dor pélvica, desconforto durante a relação íntima e dificuldade urinária, com o tratamento frequentemente envolvendo a remoção do útero.
É fundamental buscar assistência médica ao sentir qualquer desconforto que afete a qualidade de vida. Com tratamentos disponíveis, não é necessário suportar problemas que podem ser adequadamente tratados, promovendo a saúde e bem-estar.

Deixe um comentário