Luto no Futebol Brasileiro: Zagallo, Tetracampeão do Mundo, Falece aos 92 Anos
A notícia do falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo, o icônico ‘Velho Lobo’, reverberou pelo mundo do futebol, deixando admiradores e entusiastas do esporte de luto. Aos 92 anos, o tetracampeão do mundo, que personificou a paixão e a glória do futebol brasileiro, partiu no último sábado, dia 6 de janeiro.
Nascido em Atalaia, Alagoas, em 1931, Zagallo iniciou sua trajetória no futebol pelo América, do Rio de Janeiro, antes de brilhar em clubes como Flamengo e Botafogo, conquistando títulos cariocas. Seu legado como jogador inclui participações cruciais nos Mundiais de 1958 e 1962 pela Seleção Brasileira, marcando época e sendo recordado com carinho por muitos.
Após sua aposentadoria como jogador em 1966, Zagallo dedicou o restante de sua vida à carreira de treinador, passando por clubes brasileiros e internacionais. O ápice de sua trajetória como técnico ocorreu em 1970, quando comandou a Seleção Brasileira na conquista do tricampeonato na Copa do Mundo no México, tornando-se uma figura rara a celebrar a competição tanto como jogador quanto como treinador.
Além de suas conquistas nos campos, Zagallo será lembrado por sua personalidade forte e folclórica, sendo imortalizado por sua frase marcante: ‘Vocês vão ter que me engolir’. Seu falecimento representa uma perda monumental para o futebol brasileiro, deixando uma lacuna na história do esporte no país. No entanto, o legado do ‘Velho Lobo’ permanecerá vivo nas memórias de seus fãs e nas páginas gloriosas do futebol brasileiro.