Então é importante estar ciente dos detalhes sobre a disidrose, uma condição médica que resulta na formação de lesões nesses locais.
A disidrose é uma doença caracterizada pelo desenvolvimento de bolhas na palma das mãos e na planta dos pés, causando vermelhidão, dor, irritação, coceira e desconforto na pele.
Conforme informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, essas lesões podem afetar apenas as mãos ou os dedos, aparecendo na forma de bolhas que podem descamar ou agrupar-se para formar bolhas maiores.
De acordo com a mesma fonte, em casos mais leves, as lesões costumam se curar em um período médio de 3 a 4 semanas, sem complicações significativas.
No entanto, é fundamental ter cautela, pois essas lesões podem resultar em ressecamento da pele com manchas avermelhadas, descamação, fissuras e, assim, existe o risco de evolução para uma dermatite crônica.
A dermatologista, Dra. Clessya Rocha, explicou que “esses sintomas são mais frequentes nas mãos e nos pés, onde a transpiração é maior. As vesículas contêm líquido e podem se transformar em bolhas quando estão próximas umas das outras. Os sintomas da disidrose geralmente persistem por um período de uma a três semanas, podendo levar de algumas semanas a vários meses para reaparecer”.
Assim que as bolhas se manifestarem, é recomendável consultar um dermatologista para uma avaliação precoce das lesões e o início de um tratamento apropriado e eficaz.