Jovem Perde Visão por Uso Incorreto de Lentes de Contato e Alerta sobre Riscos e Cuidados

A estudante Lara Brandão Tironi, de 18 anos, viralizou no TikTok ao relatar como perdeu a visão do olho direito devido ao uso incorreto de lentes de contato. Ela contraiu ceratite amebiana, uma grave infecção da córnea causada pelo protozoário Acanthamoeba, encontrado na água. Em seus vídeos, Lara alertou sobre os erros que cometeu, como coçar os olhos e tomar banho com as lentes.

“Não foi culpa da marca nem do local onde comprei as lentes. Foi culpa totalmente minha. Foi irresponsabilidade. Eu tinha o costume de ficar coçando o olho. Isso causou uma laceração na córnea. E eu também tomei banho usando as lentes”, explicou Lara. Diversas outras atitudes também podem colocar a saúde ocular em risco, inclusive levando à cegueira. Entenda os riscos e os cuidados necessários com as lentes de contato.

O que é ceratite amebiana?
A ceratite amebiana é uma infecção rara, causada pelo protozoário Acanthamoeba, comum em ambientes úmidos. Segundo a oftalmologista Ione Alexim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a infecção geralmente ocorre quando há uma abertura na córnea, causada pelo uso das lentes ou por traumas locais, como coçar os olhos. Essas lesões facilitam a entrada de agentes infecciosos.

Usar lentes de contato é perigoso?
O oftalmologista Luiz Brito, do Hospital de Olhos de São Paulo, alerta que, além da ceratite amebiana, os principais problemas que podem surgir com o uso inadequado das lentes são lesões nas córneas, conjuntivites alérgicas e infecciosas, além de úlceras que podem levar à necessidade de transplantes de córnea ou até perda total da visão. No entanto, seguindo as recomendações médicas, o uso das lentes é seguro.

Como cuidar das lentes de contato?
Para garantir a segurança no uso das lentes de contato, os especialistas recomendam:

– Lavar bem as mãos antes de manusear as lentes.
– Usar soluções de limpeza próprias para lentes de contato.
– Respeitar o tempo de uso recomendado e o tempo correto de descarte das lentes.
– Não usar lentes com graus inadequados ou de marcas desconhecidas.
– Evitar coçar os olhos.
– Não entrar em piscinas, mar, rios ou tomar banho com as lentes.
– Nunca dormir com as lentes de contato.
– Manter os olhos lubrificados com colírios apropriados prescritos por um oftalmologista.

Lara Brandão Tironi reforça a importância de seguir as recomendações médicas: “Se você quer usar lentes, ouça o que o médico indicar e siga à risca. Se você acha que não vai conseguir manter a higiene necessária, não use lentes de contato”, destaca a jovem.

Deixe um comentário