O cisto tireoglosso é uma malformação congênita que ocorre devido a alterações na formação do bebê ainda no útero. Especificamente, está relacionado à dificuldade no fechamento do canal que transporta a tireoide para o pescoço durante o desenvolvimento embrionário.
Formação da Tireoide
A tireoide é uma glândula essencial para o metabolismo, produzindo hormônios como o T3 e o T4. Sua formação se inicia por volta do 24º dia de gestação. Inicialmente, suas células surgem na base da língua do embrião e, ao longo do desenvolvimento, a glândula desce até sua posição definitiva na frente da traqueia. Esse deslocamento ocorre até a 7ª semana de gestação, deixando um trajeto chamado ducto tireoglosso, que normalmente se fecha completamente antes do nascimento.
O Não Fechamento do Ducto Tireoglosso
Em alguns casos, esse canal não se fecha totalmente, permitindo a comunicação entre a base da língua e a tireoide. Isso pode resultar no acúmulo de secreções e na formação do cisto do ducto tireoglosso. O cisto geralmente se manifesta como um abaulamento no pescoço, sem causar dor na maioria dos casos. Seu crescimento é lento, tornando-se perceptível geralmente após os cinco anos de idade, mas podendo ser diagnosticado até mesmo na fase adulta.
O Cisto Tireoglosso Pode Causar Dor?
Embora raros, há casos em que o cisto pode sofrer infecção, resultando em dor, vermelhidão e febre. Esse quadro pode ser desencadeado por punções ou biópsias na região, permitindo a entrada de bactérias. O tratamento com antibióticos é geralmente eficaz nesses casos.
Existe Medicação Para o Cisto Tireoglosso?
Não há medicamentos capazes de eliminar o cisto tireoglosso. O único tratamento definitivo é a remoção cirúrgica.
Como Funciona a Cirurgia?
A cirurgia consiste na retirada do cisto junto ao trajeto até a base da língua, incluindo uma pequena parte do osso hioide. O procedimento é seguro, realizado sob anestesia geral, e o paciente geralmente recebe alta no mesmo dia ou no seguinte.
Diagnóstico
O cisto tireoglosso pode ser identificado por ultrassonografia, mas um médico experiente pode diagnosticá-lo clinicamente. Um teste simples consiste em observar se o nódulo se move quando o paciente projeta a língua para fora.
Quem Realiza o Tratamento?
O tratamento cirúrgico é realizado por um especialista em cabeça e pescoço, habituado a tratar tanto crianças quanto adultos com essa condição.
O Cisto Tireoglosso Pode Evoluir Para Câncer?
Embora raro, há casos em que células remanescentes da tireoide no trajeto do ducto tireoglosso podem desenvolver câncer. Por isso, a remoção cirúrgica é o tratamento mais indicado.