Um garoto, de 11 anos, foi internado em estado crítico no hospital público da região de Formosa, no entorno do Distrito Federal, após enfrentar intensos episódios de vômitos. A mãe relatou aos médicos que a madrasta da criança o compelira a consumir uma lagartixa inteira.
O incidente ocorreu no início de novembro, quando o menino passava um fim de semana com o pai e a madrasta. Segundo a mãe, a madrasta e a sogra atual do ex-marido mataram uma lagartixa e insistiram para que o garoto a ingerisse.
“Elas disseram ao meu filho que tinham o hábito de consumir lagartixas no passado e que nada de mal aconteceu. Então, elas mataram uma e o forçaram a comer. Isso ocorreu no domingo (5/11). No dia seguinte, meu filho começou a passar muito mal. Foi então que ele contou para minha avó o que tinha acontecido. Ele perguntou se ela já havia comido lagarto e disse que desde que comeu o bicho começou a passar muito mal”, relatou a mãe.
Ela também afirmou que o pai confirmou a informação em uma conversa por WhatsApp, destacando que não estava em casa no momento do incidente.
Nos dias subsequentes, o garoto enfrentou “vômitos incessantes” e foi repetidamente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, onde recebia medicação antes de ser enviado de volta para casa.
Diante da piora do estado de saúde, a mãe buscou atendimento no hospital da região, onde o menino foi diagnosticado com infecção intestinal aguda, necessitando de internação em estado grave.