Indiana descobriu câncer metastático nos pulmões após apresentar problemas na visão por 20 dias e procurar ajuda médica
Uma mulher indiana de 32 anos, aparentemente saudável e não fumante, foi diagnosticada com câncer no pulmão após experimentar perda de visão no olho direito e sensibilidade à luz no olho esquerdo. Ela procurou ajuda médica 20 dias após o início dos sintomas, mas não tinha dor, vermelhidão ao redor dos olhos, ferimentos ou problemas em outras partes do corpo.
Os exames revelaram uma grande lesão abaixo da retina do olho direito, que causava as alterações na visão, e uma lesão semelhante, porém muito menor, no olho esquerdo. A mulher, que não teve sua identidade divulgada, passou por uma radiografia de tórax que mostrou um nódulo na zona inferior do pulmão direito, levantando suspeitas de malignidade.
Outros testes descobriram tumores em diversos órgãos de seu corpo, levando ao diagnóstico de carcinoma de pulmão com metástase de coróide (membrana que envolve o olho) em ambos os olhos. Este tipo de câncer se desenvolve nos olhos em cerca de 0,1 a 7% dos casos de câncer de pulmão metastático.
“Apesar do envolvimento maligno generalizado, a paciente estava completamente assintomática e ativa, exceto pelos distúrbios visuais. Este caso enfatiza ainda mais a necessidade de avaliação imediata e prioritária de pacientes com carcinoma de pulmão sempre que forem observadas lesões intraoculares duvidosas”, afirmou o médico Alok Pratap Singh, do Instituto de Pós-Graduação de Ciências Médicas Sanjay Gandhi, no estudo de caso publicado na edição de julho da revista Radiology Case Reports, que já está disponível online.
O caso ressalta a importância de exames completos e detalhados quando surgem sintomas incomuns, mesmo em pacientes que não apresentam outros sinais evidentes de doença. A descoberta precoce pode ser crucial para o tratamento e a gestão eficaz de condições graves, como o câncer metastático.