Você já notou manchas brancas nas unhas e ficou se perguntando sobre o que elas podem indicar? Muitas explicações supersticiosas circulam, como associá-las a mentiras ou carência de cálcio no organismo. Na realidade, essas manchas podem ter mais de uma origem.
Essas manchas brancas nas unhas são clinicamente denominadas leuconíquia puntiforme. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), várias causas podem estar por trás delas, incluindo micose, envelhecimento das unhas ou traumas leves, como impactos ou mordidas.
A dermatologista Barbara Benevides, de São Paulo, esclarece que geralmente as manchas brancas resultam de traumas temporários e desaparecem à medida que as unhas crescem, empurrando a área danificada para fora. No entanto, essas alterações também podem sinalizar problemas de saúde mais sérios.
Geisa Costa, membro da International Society of Dermatology, adverte que se a unha apresentar duas cores, uma parte branca e outra rosada, é fundamental procurar um médico, pois pode ser um indício de insuficiência renal. Essa condição altera a aparência devido à carência de nutrientes.
Como se livrar das manchas brancas? Se causadas por traumas, as marcas desaparecerão naturalmente à medida que as unhas crescerem. Além disso, existe um tratamento caseiro que pode ajudar a eliminar essas manchas nas unhas. Veja abaixo:
– 1 colher de chá de óleo de jojoba;
– 1 colher de chá de óleo de sementes de alperce;
– 1 colher de chá de óleo de amêndoa;
– 1 cápsula de 400 UI de óleo de vitamina E.
Misture esses óleos em um frasco, agite bem e, em seguida, aplique algumas gotas para massagear as unhas e cutículas. Recomenda-se fazer isso de manhã e à noite.